Gradiente Roxo Vermelho

NEGÓCIOS INSPIRADORES FEMININOS

Quando falamos em empreender no Brasil, logo vem à mente os obstáculos típicos de um cenário que os profissionais à frente de algum tipo de empreendimento enfrentam, como, por exemplo, a falta de crédito, juros altos, instabilidade na dinâmica do mercado e burocracias. Agora imagine mergulhar no universo de mais de 30 milhões de empresas lideradas por mulheres esse cenário é ainda mais pessimista.

A NOZ Inteligência em parceria com a Plataforma Empreendedoras Maduras e o Movimento Expansão conduziram o projeto  “Negócios Inspiradores Femininos”, que contou com um mapeamento quantitativo e premiação de 14 empreendedoras.

Para a pesquisa, foram coletadas entrevistas de mulheres de todas as regiões do Brasil com análise de faixa etária, perfil socioeconômico, tamanho e segmento da empresa, variedade étnica, escolaridade, se têm filhos ou não, renda familiar, seu momento de vida quando começaram empreender, quais recursos ou falta deles, para iniciar, manter e escalar o empreendimento.

Os motivos que levam essas mulheres a empreender são diversos, sendo que realização pessoal de trabalhar com o que gostam atrai 68% delas. A pesquisa buscou também, compreender em qual momento de vida dessas mulheres e reinvenção profissional apareceu em 41% das respostas.

Para iniciar seus negócios, 89% das mulheres utilizaram recursos próprios, e apenas 2 a cada 100 entrevistadas utilizaram linhas de crédito disponíveis a investidores. Em outros momentos que não o início do empreendimento, 1 a cada 4 mulheres necessitam de recursos financeiros para ampliação de seus negócios, enquanto que 50% delas utilizaram recursos próprios para atender as necessidades de seus negócios, 24% tomaram empréstimos de amigos e/ou familiares e 20% realizaram empréstimos através de linhas de crédito para empresas.

BAIXE O MAPEAMENTO NEGÓCIOS INSPIRADORES

O evento de lançamento dos resultados do Mapeamento Negócios Inspiradores Femininos foi realizado na sede do Grupo Mulheres do Brasil, no dia 8 de março. Na ocasião, também foi realizada a entrega do Prêmio Negócios Inspiradores Femininos destinado a empreendedoras finalistas que responderam à pesquisa e inscreveram seus cases para concorrer à premiação. No total, foram inscritos 264 negócios femininos de diferentes regiões do país, que passaram pela avaliação de uma comissão formada por representantes que estão à frente de movimentos que promovem o empreendedorismo feminino no Brasil. Foram selecionadas 14 finalistas, homenageadas no evento, e destas, seis foram premiadas na noite.

PARTICIPE DA SEGUNDA EDIÇÃO
Inscreva-se para receber atualizações exclusivas

Obrigado por se inscrever.