SEXUALIDADE E SAÚDE DA MENTE
#sexualidadeesaudedamente

A sexualidade é um conceito que vai muito além do ato sexual em si, ela compreende questões de ordem biológica, psicológica, social e cultural impactando diretamente na qualidade de vida dos indivíduos, bem como, na saúde física e mental deles.
Apesar da grande evolução sobre o tema ao longo dos anos, ainda há muita dificuldade em discuti-lo de forma natural e informativa, pois este assunto provoca constrangimento e inibição entre a população em geral.
Sobre o Projeto
O estudo “Sexualidade e Saúde da mente” surge a partir da inquietação para compreender a sexualidade e a saúde da mente numa complexidade humana, ou seja, com participação de mulheres, homens, cis, trans, entre as diversas identificações de gênero, sexualidade, origem social, etnia, etc. Além de corpos que não correspondem a uma normatividade social, como pessoas com deficiência e pessoas gordas. Em linhas gerais, a proposta é costurar essas narrativas humanas e entender onde elas se encontram e desencontram.
O diferencial da pesquisa é partir da concepção do indivíduo sobre o entendimento da sexualidade e da saúde mental. Ao invés da pesquisa supor uma ideia compartilhada e universal, o projeto se abre para a escuta do que são e o que não são essas temáticas para os diversos públicos.
O principal objetivo do estudo é assimilar quais são as compreensões das pessoas sobre sexualidade e saúde da mente, e de que forma os públicos as relacionam em suas próprias vidas sexuais - entender os desdobramentos dessas experiências em suas saúdes físicas e mentais. Além disso, popularizar informações sobre locais públicos e privados de atendimentos sobre saúde sexual e mental em diversas regiões do país, bem como, sobre cuidados de saúde.
ANÁLISE
IMERSIVA
Mapeamento de dados existentes sobre gênero, saúde sexual e da mente, por meio de pesquisas acadêmicas, públicas e privadas.
Levantamento dos serviços públicos e privados voltados para as saúdes mental e sexual, a fim de concentrá-los na cartilha.
ENTREVISTAS
E DEPOIMENTOS
Serão realizadas entrevistas semi dirigidas divididas em dois grupos: personagens e narradores.
Personagens: público diversificado, com o intuito de estabelecer semelhanças e diferenças entre eles, afinal o objetivo é desmistificar os estereótipos.
Narradores: profissionais de saúde que irão comentar os dizeres e afirmações dos narradores
PESQUISA
QUANTITATIVA
Gerar e medir indicadores sobre o impacto da sexualidade na saúde da mente dos indivíduos.
Por meio de um questionário online, será realizado um levantamento do perfil dos respondentes, questões fechadas e abertas que buscam correlacionar o impacto da sexualidade na saúde da mente, analisados por grupos.

Resultados
O estudo “Sexualidade e o impacto na saúde da mente” será divulgado em três formatos diferentes, inclusive com temporalidades e fins distintos, desde demandas institucionais até formatos com objetivos pedagógico e instrutivo.
Pílulas de Conhecimento: workshops, palestras e divulgação de dados com entregas sob demanda em parcerias com patrocinadores.
Cartilha: em formato de zine online para impressão que apresente informações sobre como buscar tratamentos e informações para melhorar as relações com a sexualidade e com saúde da mente.
E-book: apresentação online do estudo consolidado através de entrevistas dos personagens sobre suas vivências de sexualidade a partir da luz da saúde da mente, comentados pelos narradores. Para ilustrar as entrevistas, terá dados secundários de saúde sexual e mental, além de informações de onde leitoras e leitores podem procurar atendimento.
A Coalizão
Parceria
10% das vendas do
SO LUB Gel
Lubrificante Íntimo
destinados para apoiar a divulgação da pesquisa.
(até 28 de fevereiro de 2024)

Apoio

Idealizadores

A parceria entre a NOZ e o Instituto Bem do Estar já é antiga. Desde 2020, já realizaram 4 pesquisas com o intuito de gerar dados sobre os impactos na saúde da mente. A primeira pesquisa foi sobre o impacto da pandemia na mente dos brasileiros, com o estudo Sociedade de Vidro na Pandemia, que foi dividido em duas fases: o isolamento social e a nova realidade. Depois veio a pesquisa sobre a saúde da mente das mulheres brasileiras, frente a seus anseios e dificuldades; e por último, um estudo que em breve será lançado, da saúde da mente de mulheres em diversos momentos da vida e os impactos de seus ciclos menstruais. Agora, NOZ e Bem do Estar se unem para mais este estudo.
A NOZ trabalha de forma personalizada para gerar inteligência para empresas, projetos e causas. Conectado conhecimentos de economia comportamental, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, financeiro e de marketing, para produzir informações e apoiar a tomada de decisão
Desde 2015, além de consultoria e projetos para empresas, atua em estudos sociais sobre diversos temas, como Cooperação, Educação, Trabalho e Empreendedorismo, Maturidade (50+), Doação, Mulheres, Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho.
O Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável.
Faça parte!
Há duas formas principais de participar da coalizão:
Parceiros: são empresas que entram no projeto através de cotas de patrocínio
Apoiadores: instituições que são importantes para a divulgação da pesquisa em suas bases de dados e participam da coalizão sem nenhum custo.
