

ECONOMIA CIRCULAR, ESG E SUSTENTABILIDADE NA MATURIDADE:
CONHECIMENTO E PERCEPÇÕES
Pesquisa Maturi e NOZ Inteligência 2025

O debate sobre sustentabilidade, impacto ambiental e responsabilidade social nunca foi tão urgente. Mas será que esses assuntos estão realmente chegando a toda a sociedade?
Em parceria com a Maturi, a NOZ Inteligência realizou uma pesquisa inédita sobre o nível de conhecimento, percepções e desafios enfrentados por pessoas com 45 anos ou mais em relação à Economia Circular, ESG e Sustentabilidade. O estudo ouviu mais de 800 participantes de todas as regiões do Brasil e traça um retrato sobre as oportunidades e lacunas ainda existentes.
O estudo também reforça a necessidade de programas de capacitação e ações corporativas que promovam a inclusão de profissionais 50+ nos debates e práticas relacionadas à sustentabilidade.
Mais de 90%
querem aprender mais,
mas enfrentam barreiras como falta de capacitação específica para a faixa etária, preconceito etário no mercado e pouco acesso a conteúdos acessíveis.
42% dos respondentes afirmam enfrentar dificuldades em encontrar programas de capacitação voltados para a faixa etária

REALIZAÇÃO
A colaboração entre a Maturi e a NOZ começou em 2017 com o estudo intitulado “A Nova Perspectiva dos 50+”, que reuniu dados de quase 19 mil pessoas com mais de 50 anos cadastradas na plataforma Maturi. Desde então, essa parceria resultou em mais quatro estudos públicos que exploram temas como empreendedorismo, mercado consumidor, novas perspectivas, e o impacto da pandemia na vida das pessoas com mais de 50 anos.
